sábado, novembro 26, 2011

Imposto de todos, benefícios para poucos e investimentos em quase nada


Após me dar conta da quantidade de imposto que pago, mediante o valor  que consta no meu contracheque, fico ainda mais indignada com a falta de estrutura pública da cidade em todas as áreas. Infra de saúde, educação, infraestrutura urbana e de cuidado com o patrimônio publico. A partir daí sinto-me ainda mais no direito de reclamar às autoridades por todos os direitos que me são devidos como cidadã e que faltam por descuido e manobras públicos. Afinal, onde é investido todo o montante dos impostos ararecadados?

Acabo de voltar de uma bicicletada na Lagoa Rodrigo de Freitas e fiquei mais incomodada ainda. Primeiro motivo: a Lagoa tem uma pista compartilhada para passeio, bicicletas, corridas e caminhadas, certo? Entende-se por via compartilhada , como aquela que deveria ser usada por todos de forma respeitosa, levando em consideração as leis de trânsito de pedestre e bicicleta. Ou seja, um lado vai e outro vem. Mas  há muitos usuários desse espaço public e compartilhado que gostam de caminhar e se exercitar ao lado do amigo, bloqueando a essa questão do compartilhamento da via e a coisa da mão dupla. Afinal para que que servem as regras de trânsito?

Mesmo que haja mil e um guardas municipais espalhados pela Lagoa, nenhum trata de organizar essa “coisa de trânsito”. Será que não cabe a eles? O pior é quando os mil e um guardas municipais, divididos em grupos de 3 ou 4 ou 7, resolvem andar em bolo ou na “formação muralha”(um ao lado do outro, bloqueando o trânsito de ultrapassagem pela via inteira) dando um uxemplo de desrespeito ao espaço public compartilhado. E se os guardas, que se dizem autoridade e cobram esse status no trato com os reles mortais, não respeitam e nem controlam o trânsito na via compartilhada, acredito que quem não conhece esse conceito de VIA COMPARTILHADA vai achar que está ok trafegar na via de qualquer modo.

Segundo motivo: Mau cheiro na orla da Lagoa inteira,  que devia envergonhar o Prefeito do Rio, o Governador e o Bradesco que convidam toda a população do estado a ver a inauguração da árvore de Natal da Lagoa hoje. Um papelão!!

Terceiro motivo: Os carros e caminhões e o pessoal que trabalham na organização de estruturas para realizar o mega evento da inauguração da árvore de Natal do Bradesco, na Lagoa, também não estão nem aí para a organização do tráfego no espaço public. Hoje, o que tinha de carros e caminhões bloqueando a pista da Lagoa, sem nenuma organização para alternativas de tráfego nesse espaço foi incrivelmente desanimador.

Com tantos esforços de obras para tornar a Lagoa bacana de se trafegar, de valorização desse famoso cartão postal do Rio, e investimentos para despoluir as águas dessa beleza natural, resta uma pergunta: eses esforços são para reforçar o conceito de espaço public e compartilhado? A Lagoa Rodrigo de Freitas com seu espaço maravilhoso ainda é para ser usada por todos?

Conclamo, aqui, que  o Bradesco, a Secretaria Municipal de Urbanismo, a Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado, EBX, investidores do Espaço Lagoon e do Clube de Regatas do Flamengo, Estação do Corpo atentem para essas questões de ordem pública e pensem que, apesar dos seus investimentos feitos às margens da Lagoa, da necessidade de atrair condumidores e fazer grandes eventos, há que se ter uma estrutura para que a usabilidade desse espaço public, no qual estão seus empreendimentos, não fique comprometida.

Como penasr em mais uma festa de reveillon na Lagoa, no Espaço Lagoon, sem pensar em respeitar o usuário do espaço da Lagoa Rodrigo de Freitas e na sua preservação? Como pensar em atrair public sem pensar na qualidade do espaço e sua salubridade, evitanto o mau cheiro? Prefeito e Governador, como pensar em trazer investimentos para a cidade sem respeitar seus cidadãos?

Fica a dia!

Nenhum comentário: