domingo, junho 03, 2012

BASTA ao abuso sexual e infantil

Faz tempo que quero escrever aqui sobre a Marcha que fui no sábado passado mas não encontrava tempo.... Aqui vão minhas impressões e espero que não soe, aos teus olhos, como um conteúdo atrasado.


Pois bem, fui, no sábado 26 de maio, à Marcha das Vadias na praia de Copacabana. Essa Marcha prezava pela valorização e respeito ao corpo feminino, contra o abuso sexual e tantas outras formas de abuso ao corpo da mulher. E acho esse tema de extrema importância na sociedade em que vivemos, pois apesar de ser super moderna em alguns conceitos, para outros, mostra-se extremamente atrasada. É muito comum, nos dias de hoje, mulheres e crianças sofrerem abuso sexual e terem vergonha de registrar suas queixas aos familiares, amigos e autoridades. Isso é um grande absurdo!

A televisão, o cinema e o teatro, mas mais a TV, abordam cotidianamente cenas de abuso sexual em mulheres e crianças e não fazem muita campanha séria contra esse tipo de violência, e nem abordam a questão como violenta... Parece que não sabem que esse tipo de violência ainda acontece muito nos dias de hoje e que a sociedade precisa se sensibilizar para essa questão para tentar frear esse movimento.

Além do abuso infantil e sexual em geral, falou-se também do respeito aos profissionais do sexo. O que eu acho que merece todo o respeito igual às outras profissões. Esses profissionais precisam sair da promiscuidade e serem reconhecidos na prestação de serviços que oferecem. Afinal, é um dos trabalhos mais antigos da História.

Com tantas questões importantes a serem levantadas pela Marcha das Vadias, fiquei um pouco desapontada de não ver uma participação grande para esse movimento. Não sei também se houve uma boa divulgação para a Marcha ou se os próprios organizadores não se empenharam em divulgar mais, talvez por também terem o preconceito para tratar do tema abuso sexual e infantil dentro deles. Enfim, fatos a se pensar... Precisamos dar um BASTA à violência contra a mulher, isso é certo!

Nenhum comentário: