sexta-feira, maio 18, 2012

Quem desenhou o tráfego carioca não planejou

Ontem participei de um evento na Barra e passei o dia inteiro naquele bairro. Tenho medo de ir para a Barra por conta do trânsito kilométrico constante para chegar ou sair daquela região e por eu ter total consciência da falta de planejamento de tráfego para a nossa cidade do Rio de Janeiro. Chegar até lá, saindo da Zona Sul,  de carro, já é difícil, imagina de transporte público??!!! Enfim fui e não peguei muito trânsito, mas, na volta...................... foram 2 horas da Barra até a Zona Sul, sem ter muitos motivos evidentes.

CARAMBA! Até quando ir e voltar da Barra no horário comercial será uma martírio para todos que enfrentam essa tenebrosa tarefa? Somos cobrados para andar menos em carros, enquanto as concessionárias reduzem preços de impostos e incentivam a venda, cada vez maior, de carros. Os fabricantes de automóveis estão crescendo mais e mais e a indústria automotiva segue o rumo capitalista sem ligar, aparentemente, para o consumo consciente de carros ou para o comércio justo. O incentivo à venda não vem acompanhado de uma campanha de conscientização sobre o consumo de carros ou sobre o bom comportamento no trânsito.  Isso sim é importante!

Além da grande quantidade de carros na cidade, o comportamento dos motoristas também deixa muito a desejar. Carros e motocicletas não se respeitam. Taxis e ônibus se acham os motoristas donos das ruas e carros de autoridades passam a torto e a direito como doidos ligando suas sirenes, muitas vezes, sem necessidade. Atomóveis fechando cruzamentos, parados em cima das faixas de pedestres etc, contribuem para o caos e o nós no trânsito carioca...

Uma pergunta: como será para as pessoas se locomoverem durante os próximos grandes eventos na cidade? Será necessário instaurar feriado, como vai acontecer na Rio+20, para todos os eventos que vierem para a grantia de que as pessoas vão sair e conseguir trafegar bem aos seus destinos?

Nenhum comentário: