quinta-feira, julho 05, 2012

Sinais de fumaça ou era digital: o Rio está ficando para trás

Nos eventos de qualquer porte nos EUA, Australia ou na Europa, o acesso à rede de internet sempre (ou quase sempre) é disponibilizado aos participantes. No entanto, na Rio+20, esse evento internacional de importância exorbitante (ao menos na teoria) para toda a humanidade, quase não havia acesso ao sinal de internet. Já não havia uma rede de internet oficial do evento, o que em se tratando de democratização do conhecimento e transparência das informações (características da sustentabilidade política), fundamentais para a Rio+20, já foi um aspecto fracassado. Até a rede 3G também falhava (devido aos aspectos geográficos da localização do evento), impossibilitando que as informações sobre o evento fossem transmitidas ontime.


Me pergunto por que o Brasil e o Rio de Janero, especificamente, não se preocuparam em disponibilizar um acesso à internet para esse acontecimento histórico. Mais que isso, o acesso à  internet já deveria estar mais avançado por aqui, pela transparência das informações, democratização da educação e da comunicação. Num tempo de comunicação 3.0, ascensão do marketing 3.0 e das tecnologias mobile, e do marketing digital, não podemos ficar para trás nessa corrida. Afinal, temos que honrar o título do Brasil de um dos países em desenvolvimento mais importantes do BRIC!

Não será possível sediar grandes eventos, como os que vêm pela frente, sem uma preocupação em avançar no mundo digital e implantar tecnologia de ponta e uniformizada no país. E isso não é tão difícil e não é caro (em comparação ao que se gasta na destruição e construção de imensos equipamentos públicos)! (Mas é mais difícil de fazer o caixa 2)!

Já que os avanços em educação, saúde e segurança não são prioridades para os governos estadual e municipal do Rio, por favor, invistam em tecnologia! Se esses governos querem vender a cidade e usar o marketing da paisagem, que acrescentem o valor da tecnologia digital e do acesso universal. Dessa forma, o valor de mercado da cidade vai aumentar ainda mais!!!

Não basta ser Patrimônio Histórico Mundial da Paisagem...

#ficaadica

Nenhum comentário: