segunda-feira, novembro 12, 2012

Mais pensador e menos Gága


Hoje seria aniversário do grande escultor Auguste Rodin, que faria 172 anos. Um escultor que fez história também pela escultora "O pensador" famosa mundialmente. O doodle hoje é em homenagem a esse grande homem e, ao abrir o computador de manhã, me deparei com uma ilustração da escultura "O pensador", o que me trouxe uma reflexão sobre as sociedades atuais.

Como é possível sermos de uma sociedade em que tudo é conduzido para  não pensar e não refletir, onde a educação escolar é pautada, muita vezes, não pela qualidade do aprendizado e do pensamento, mas pela decoreba? É muito comum as pessoas não estarem mais preocupadas em aprender, escutar, saber e pensar, mas em decorar, falar, se dar bem na prova e pronto. O que fica desse processo para o qual somos educados talvez seja nada.

A escola educa assim, as mídias não fazem diferente e as revistas e livros que estimulam o pensamento são cada vez menos lidos. Mas já é de longa data que Guy Debord lançou o livro Sociedade do Espetáculo e trabalhou para a disseminação desse conceito incrível que retrata muito da atualidade do mundo.

É preciso entender que shows do Luan Santana ou da Lady Gaga têm o seu papel na vida das pessoas, mas quando as pessoas passam a consumir só isso e não pensam ou páram para refletir, realmente tem muita coisa errada aí. Por isso defendo o pensador hoje e sempre e ainda lembro quando fui ver a maravilhosa exposição do Rodin no Museu Nacional de Belas Artes aqui no Rio de Janeiro e me deliciei ao ver a escultura Do Pensador, do mestre Rodin, há mais de 10 anos atrás.

Salve a arte!
Salve o pensamento!
Salve salve à arte de pensar!

Nenhum comentário: