quarta-feira, dezembro 19, 2012

Necessidade urgente: um toque e primavera

Pois bem. É findado o julgamento do mensalão e várias pessoas foram julgadas.  Mas e a corrupção que continua solta pelo Brasil nunca será julgada? E os fatos calamitosos que acontecem no Brasil e mundo afora, e os que já aconteceram também vão passar a limpo? O que foi o julgamento do mensalão simbolicamente para o nosso país? Não é mais possível deixarmos tudo acabar em pizza. Na minha opinião, esse julgamento do mensalão, mais do que atacar um e outro, deveria ser o início do combate à corrupção e a uma série de julgamentos de tantos outro esquemas de corrupção e até mensalões que tanto existem e existiram no passado. Mas tenho minhas dúvidas se isso vai acontecer nesse momento.

Fato é que estamos caminhando para um tempo em que a própria sociedade passa a precionar o Estado para que os representantes que não atendem às demandas do povo sejam banidos dos seus cargos. No entanto, aqui ainda vivemos uma cooptação político-partidária muito grande que tem impedido desse processo acontecer. Sem falar na defasagem educacional do país que impede a formação do pensamento crítico de milhões de pessoas. Mas já vemos esse poder de ação do povo esquentar no Oriente. A primavera árabe deveria ser um grande exemplo para nós, assim como a luta dos palestinos e dos próprios israelenseses que, insatisfeitos com a sua situação, vão para as ruas protestar (bem menos que os palestinos).

Recentemente estive no estado de Alagoas e descobri que é um dos estados que mais recebe verba para educação. Mas é um dos lugares onde mais vi escolas abandonadas, construções descuidadas e abandonadas. E aí eu me pergunto: onde está tanta verba destinada para educação? E ninguém investiga, abre uma CPI ou... Enfim, nada acontece.

Hoje também li no jornal que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tinha uma familiar como funcionária fantasma em seu gabinete, se não me engano, e deve haver muito mais fraudes. Será que isso também será investigado e julgado?

Vemos a Delta tendo lucrado milhões esse ano, mesmo tendo sido julgada e condenada continua prestando serviços para  governo do Estado. Isso também não é motivo para abrir uma CPI contra a Secretaria de Habitação e o Governo do Estado?

Penso que precisamos é de um basta à cooptação política e de menos proteção aos políticos já que eles são os maiores beneficiados de todos os processos bons ou ruins que acontecem no Brasil. E que protege o povo? Os mensalões? Quem vai devolver os milhões roubados do povo?


Nenhum comentário: