quinta-feira, janeiro 17, 2013

A gente não precisa só de piscinão



ESta semana vi muitas notícias sobre os tais piscinões que o Prefeito do Rio quer construir para tentar diminuir os danos causados pelas chuvas na cidade. Não posso negar que fiquei indignada e surpresa com essa proposta de solução dada para a cidade, quando, na verdade, há soluções muito mais eficazes e de longo prazo, muito mais simples de serem colocadas em prática. Acredito que a proposta do piscinão seria complementar às outras.

Que tal desentupir bueiros, ou dar uma destinação correta a todo o lixo produzido, ou investir num sistema de educação da população para dar a destinação correta ao lixo, e, ainda, investir num programa de fiscalização cidadã sobre o lixo da cidade, com premiações etc? E, paralelamente,  desconcretar algumas partes da cidade para que as ruas e calçadas absorvam as águas das chuvas e/ou criar um mecanismo de drenagem pluvial (como os incas, e outros povos antigos, faziam tão bem)... Enfim, essas soluções, realmente, dariam uma solução para a questão das enchentes urbanas.

Mas... até onde vai o interesse dos governantes em solucionar as questões de fato? Essa é uma pulga que vive na minha orelha há tempos e não há quem tire.  Tenho certeza, infelizmente, que uma boa parte de nossos governantes e tomadores de decisão o fazem com base em interesses escusos e não nas necessidades dos seus eleitores. E, enquanto for assim, muitas pessoas ainda vão morrer nas chuvas de verão, que ocorrem todos os anos desde a minha existência, vão perder tudo o que têm nas grandes enxurradas. Até quando?

Cabe a nós, nos juntarmos e pressionarmos as autoridades por mais ações eficazes para preparar as cidades para as épocas de chuvas. Isso é o mínimo.

Como fazemos? Quero sugestões!!

Nenhum comentário: