domingo, fevereiro 20, 2011

A participação colaborativa na sustentabilidade

Hoje, me parece que o conceito de sustentabilidade está ligado a uma construção coletiva. Esse produto pode ser um novo conhecimento ou até uma estratégia corporativa, mas TEM que contar com a opinião de representantes de todas as partes interessadas de uma organização. Essa nova forma de ver um negócio, para mim, é maravilhosa, pois é um processo, agora, de mão dupla, e não mais uma via de mão única como sempre funcionaram os processos organizacionais.

Tá certo que fazer esse novo sistema ser apreendido por todos e encorporado ainda vai levar um tempo. Muito mais quando se fala em Brasil, com uma população formada para ser passiva e assistir e aceitar a todas as resoluções importantes, sem, de fato, participar.  Mas estamos caminhando bem no sentido de participar e fazer juntos.  Nosso país é, hoje, um dos países mais a frente quando se fala de reportar a sustentabilidade corporativa. Como mostra a pesquisa Road to Credibility 2010, realizada pela Sustainability (www.sustainability.com) e pela FBDS (www.fbds.org.br), a quantidade de empresas relatoras no Brasil, cresceu mais que o dobro. Uhuuuuuuu!!!! Agora temos que melhorar a qualidade desses relatórios, como mostram os resultados no filme do link abaixo.

http://www.sustainability.com/library/road-to-credibility-2010

Esse fato merece ser comemorado e segue na linha da nova ISO 26000 de responsabilidade social, que foi lançada no último dia 8 de dezembro aqui no Brasil. Fomos, jutamente com a Suécia, líderes desse processo, por meio de Instituto Ethos. O objetivo desta nova norma é fazer com que as organizações de todos os portes estejam integradas nos processos e diretrizes de responsabilidade social, incluindo os temas de governança organizacional, meio ambiente, direitos humanos, práticas trabalhistas, práticas leais de operação, relacionamento com consumidores e envolvimento de comunidades. É um desfio que, apesar de já ter sido oficializado, está sendo estudado na prática para que sejam relacionadas diretrizes para a aplicação da ISO 26000 nas diveersas organizações. (http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/4877/servicos_do_portal/noticias/itens/e_lancada_no_brasil_a_norma_iso_26000.aspx)

Logo as organizações seguirão essa norma, que não pretende uma certificação, para tornar mais verdadeiro o processo multistakeholder e aproximar, cada vez mais, a estratégia da organização com seus cases práticos. É nessa levada que o Santander sai na frente com seu slogan "Vamos fazer juntos?" e organizações como Vivo e Starbucks têm vantagem quando criam canais de relacionamento específicos com clientes baseados na troca de ideias e sugestões para o negócio.




Enfim é tempo de pensar coletivamente...

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