quarta-feira, julho 20, 2011

Bueiros voadores - grande acúmulo de gás em um mesmo espaço?

Pois é, minha gente, estamos acompanhando aí vários episódios de explosões de bueiros nas ruas e querendo achar culpados. Brasileiros que somos, não nos preocupamos em pensar a longo prazo. Pois quando é feita uma rede de bueiros (não sei como se chama tecnicamente), deve-se levar em consideração todo o plano de manutenção dessa rede para que ela dure anos.

No entanto, parece que aqui no Rio de Janeiro, os governantes, ao longo das dezenas de anos que se passaram após a instalação dessa rede, se preocuparam mais em colocar o dinheiro no bolso do que investir na cidade. Aí não há Light ou CEG ou GVT que assegurem o bem estar dos bueiros. Aliás, é certo todos os cabos passarem pelo mesmo caminho? Será que essa logística não podia ter sido combinada de uma outra forma?

Há quantos anos esses bueiros foram implantados? Há quanto tempo estão sem manutenção? Sem essas respostas não dá para achar um só culpado quando os culpados são muitos e de empresas com interesses primordiais de lucro e que vão se esquivar de assumir qualquer culpa.

E da nossa cidade, quem cuida?

Nenhum comentário: