domingo, julho 31, 2011

É para rir? - texto do Blog do Profeta

Reportagem do sítio eletrônico BBC News traz reportagem revelando a preocupação da ONU com as mudanças climáticas e suas implicações na manutenção da paz mundial. Interessante ponto de vista. Para ilustrar os potenciais efeitos nocivos de tais mudanças, o texto apresentou os graves impactos da seca que assolou parte da Somália neste ano - essa teria sido a pior seca dos últimos 60 anos - responsável por tornar a Somália um país faminto. Você também ficou surpreso(a)?

Pois é, como vimos, parte da ONU vê a grave crise alimentar que assola a população da Somália como sendo um dos nefastos impactos das mudanças climáticas. Confesso que me preocupa a posição de um organismo multilateral que ignora a história de um país e o drama de seu povo, manobrando os fatos e distorcendo a realidade, buscando com isso angariar maior apoio ao tema climático.

Será que essa estratégia retórica é resultado da falta de elementos mais factíveis para provar as mudanças climáticas ou isso seria apenas uma maneira de mudar o foco de uma das questões mais importantes de todos os tempos: a fome de bilhões de pessoas.

Sob nenhuma hipótese é aceitável a postura da ONU, pois essa abordagem retira completamente o foco da questão, já que a fome da Somália - um dos países mais pobres do mundo - é resultado da ação humana, mas não através das emissões de CO2, e sim dos interesses políticos e econômicos que manobram o mercado de alimentos tornando-os muitas vezes artigo de luxo e/ou moeda de troca para a realização de escusos interesses políticos.

Talvez a grande dificuldade em explicar como ainda haja populações que por décadas e décadas convivem com esse grave problema em um mundo que produz alimentos suficientes para atender às necessidades alimentares de toda a população tenha levado a ONU a esse golpe contra a realidade.

Fonte: http://viniciusbrasileiro-blogdoprofeta.blogspot.com/?psinvite=ALRopfUv2Jx716riTqnA6igeytCcxzUIXYbZTC8vp_FURdiOor4dAUVv0JmkBH9wv8dRxKhlL0jxuTZ4UEno8EqkYVRaKi1_PQ

Um comentário:

Catarina disse...

Muito bom o texto, Joanna. Tem um pouco a ver com o artigo sobre o "instinto de manada", não? A maioria das pessoas absorve este dicurso "oficial" e deixa de questionar sobre as verdadeiras causas das desgraças que assolam não somente este sofrido pedaço do mundo, como toda a humanidade.