domingo, julho 31, 2011

Senhores da informação e a desinformação atual

A reflexão sobre a informação que nos é oferecida, sua fonte e qualidade, faz parte da minha realidade há algum tempo. Os interesses políticos que permeiam toda a estratégia da informação provocam a desinformação da mior parte da população. E os apelos são grandes para que se acredite em uma ou outra informação que, por vezes, pode não ser coeente com a realidade dos fatos. Mas a gente sabe que, quando não se presencia um fato, é muito difícil poder julgar se o que falam que aconteceu é verdade ou não.

Infelizmente, lidamos com uma mídia mundial muito tendenciosa, com a qual deve-se tomar muito cuidado com o que se lê, de onde se lê e quem deu determinada informação. Muito mais taenção devemos ter com as falosas entrelinhas no que se lê. Sim, as informações, hoje, vêm com uma capa sob a qual existem muitas outras informações de interesses velados. Difícil?? Muito difícil poder ler com tranquilidade e achar que se está informado através de apenas um meio de comunicação. Mas, com um pouco de bom senso e memória (mesmo a do brasileiro sendo curta), dá para ter discernimento.

Vamos aos exemplos! A ONU fala da fome na Somália como sendo um reflexo da seca DESTE ANO, provocada pelas mudanças climáticas. - Ora, meus caros, tenho 28 anos e, desde que me entendo por gente, a Somália é um país famoso pela degradação e pela fome que mata milhões por ano...
E os EUA que estão em crise econômica e continuam mandando e mantendo milhões de tropas aos países árabes para manter uma "paz" no país e promover a "abertura política" dos mesmos, através da violenta dominação cultural do "Tio Sam" que já fez milhares de vítimas. Engraçado que todos os países em que os EUA entram são riquíssimos em petróleo... Será essa uma busca por manter o petróleo sob a "paz americana"? Por que os EUA não vão gastar o dinheiro dado pela sua nação levando comida e água e saúde aos países pobres da África?

Até agora não vi a grande mída falar dessa guerra pelo petróleo firmada pelos EUA há anos no Iraque. E também não vi notícias falando sobre a degradação de países da África pelos continentes ricos e ligando esse fato à pobreza e à fome que existe nesses países hoje. Também não vi escrito ainda um histórico científico do planeta Terra com suas fases climáticas desde anos, explicando a fase da Terra hoje, a superpopulação, sem dar mais ênfase a midiática mudança climática.

Por que tudo isso não é muito informado pela grande mídia se são informações fundamentais para o entendimento da realidade do mundo hoje? Por que existem senhores da informação se os grandes líderes do ocidente enfatizam a importância da democracia nos países?

Nenhum comentário: