terça-feira, janeiro 31, 2012

Cradle to cradle - A conscientização para o real consumo responsável

 Após escrever o post sobre as sacolinhas plásticas, pegando emprestado o conteúdo da Greenbest, achei um artigo maravilhoso no site da Endeavor Brasil. Uma resposta ao insentivo ao consumo, proposto indiretamente na campanha do Governo de São Paulo.
Pelo que li no artigo, é o consumo de recursos naturais, entendendo que tudo foi tomado emprestado e deve ser devolvido ao seu lugar de origem. Não uma devolução através de mitigações ambientais, mas sim através do reuso dos materiais e de outros benefícios diretos que não acontecem após o consumo, mas que completam o processo do consumo. Seria interessante agir dessa forma?
Como seu negócio pode ir além da Sustentabilidade?
O modelo produtivo industrial pode se tornar muito mais inteligente, saudável e lucrativo. É possível prosperar sem esgotar os recursos naturais e não recorrer mais à mitigação de impactos ambientais negativos. É possível uma produção em massa que não necessite de regulações ambientais complexas, e capaz de tirar o peso do sentimento de culpa por consumir. Um novo pensamento batizado de “Cradle to Cradle” apresenta uma abordagem prática real que vem sendo adotado com sucesso por grandes empresas mundiais como PROCTER&GAMBLE, FORD, NIKE, PHILLIPS, PUMA, NESTLE e MAERSK. Promovendo a inovação de produtos, de processos produtivos e de modelos comerciais em todo o mundo, o protocolo Cradle to Cradle vem sendo aplicado na Europa, EUA, China e Taiwan, propondo novas metas para que a presença humana no planeta se torne algo para ser celebrado.William McDonough e Dr. Michael Braungart, são os maiores nomes da atualidade ao defender um modelo industrial que pode ser ao mesmo tempo benéfico à economia, à sociedade e ao meio ambiente.
O conceito de lixo foi inventado pelo ser humano.
O ser humano é a única espécie do planeta que produz resíduos inúteis e que são contaminantes. É urgente repensar essa falha em nossa maneira de fazer as coisas, para poder restaurar o equilíbrio como acontece na natureza. Cradle to Cradle propõem o próximo passo para a evolução do atual modelo industrial linear de “extração, fabricação, consumo e descarte”, uma nova visão onde os produtos das atividades humanas passam a ser pensados como "nutrientes" para “alimentar” um ciclo natural ou um ciclo industrial. Cradle to Cradle dedica-se em promover o desenvolvimento de um modelo produtivo circular inspirado na natureza, onde o conceito de lixo é eliminado por completo: “Lixo = Nutrientes”.
Para saber mais sobre Cradle to Cradle assista esse vídeo: “Afinal, o que é Cradle to Cradle?”


No próximo artigo explicarei como o Cradle to Cradle esta gerando casos de sucesso em todo o mundo e como você pode se inspirar para aplicar estes conceitos na sua empresa.

Ana Ester Rossetto  é sócia fundadora e atual Diretora Executiva da KCA Consulting, empresa que traz ao Brasil a metodologia Cradle to Cradle®

Nenhum comentário: