Sei que o jornal O Globo já não pode ser considerado uma fonte de informação por si só. Há que se apoiar em outros meios de comunicação para se conseguir uma informação verdadeira após a leitura de O Globo, de preferência de fontes alternativas, como a internet.
Além de direcionarem a notícia para manipular a informação, é comum o Jornal fazer menção a dados de economia e política levando em conta, APENAS, os anos de 2002 até hoje... Tudo bem que o brasileiro é famoso por ter memória curta, mas não seria papel dos meios de comunicação darem a informação completa, com base em fatos históricos, mais completa do que "desde 2002 os índices de xxxxx são os maiores já vistos..."?
Pergunto-me se essa margem de 10 anos seria um recurso de pesquisa das ciências sociais para chegar a determinado diagnóstico de um fato social, ou se o que O Globo faz é limitar a informação com base na história e interesse políticos da empresa em que é produzido. Sei que não é só o jornal O Globo que faz essa manipulação, mas este é o que recebemos na minha casa todos os dias, e do qual tenho base para falar.
Sonho com o dia em que os meios de comunicação vão ter mais respeito pelos seus leitores ou expectadores. Ter consciência que somos seres com capacidade crítica de pensamento e educados, apesar de a educação ainda ter que crescer muito no nosso país para atingir a maior parte da população.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário