quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Boa folia, muita alegria, sujeira e cidade largada


E a folia acabou.... Apesar de a Prefeitura ter decretado seu fim oficial, apenas, no domingo próximo. Mas, enfim, o grosso do carnaval já passou pela cidade do Rio de Janeiro e, quem foi nos diversos bloquinhos de rua pode se divertir bastante. De sinhazinha do século XVII a "Luiza que voltou do Canadá", tinha fantasia de todos os gostos. Marchinhas das mais variadas também fizeram muitos foliões dançar, do brega a Amy Winehouse em ritmo de marchinha, até os personagens das cartas do cara a cara (antigo jogo de tabuleiro) vieram brincar.

Houve aqueles que se aproveitaram do momento de fantasia para se vestirem de autoridades (oficiais ou fictícias) e reivindicarem. Foi assim com o mini bloco "Ceará Livre", um grupo de residentes de São Paulo, com integrantes nascidos no Ceará, que traziam propostas para minimizar a pobreza do nordeste. Um desses integrantes me propôs a troca do celular por 352.000 quentinhas, para alimentar 600.000 crianças cearenses. Boa, né? Além deste, havia muitos outros mini blocos super animados e criativos no carnaval carioca. Deu gosto de ver!


Mas, se por um lado houve diversão sem briga e muita energia boa, mais banheiros para evitar o xixi na rua, o lixo imperava nas ruas da cidade. Latinhas, garrafas, papéis, muitos sacos plásticos, uma imundice que acompanhou todos os blocos que vi. Sem contar o terrível cheiro de urina espalhado em todo canto, pois, por mais que houvesse mais banheiros espalhados pela cidade, o Rio de janeiro recebeu mais gente para este carnaval do que nos anos passados. Ou seja, um despreparo da cidade que vai receber os Jogos Olímpicos.... Temos muito o que melhorar até lá.

Fora o mau cheiro, a quantidade de pessoas escalando as estátuas da cidade pensando que são adereços gigantes de carnaval foi incrível. Desleixo total com a coisa pública... Mais uma vez, se a gente que mora na cidade não cuida dela, quem vai cuidar, se os governantes também já meio que abdicaram dessa função??





Um comentário:

Marcela disse...

Joaninha, gosto da maneira divertida e real que escreve sobre o carnaval do Rio. Tudo verdade! E o que mais me doeu foi ter visto, de fato, vários "macacos" pendurados nas estátuas do Palácio Tiradentes ... que vergonha. Em lugar nenhum no mundo as pessoas fazem mau uso dos patrimônios públicos, e muito menos dos históricos. Chega a ser até engraçado, uns reivindicando ordem e progresso e outros agindo de maneira primitiva ... aff esse é o povo brasileiro não sabe o quer...