quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Engajamento a práticas sustentáveis crescem no Brasil

Há muito que venho falando sobre sustentabilidade e o real significado deste conceito para a vida e as escolhas que fazemos. E, apesar de toda a confusão de entendimento do que, de fato, é sustentabilidade, foi muito interessante ler, esta semana, uma matéria do PNUMA falando do crescimento de pessoas engajadas em ações pró-sustentabilidade no Brasil.

Segundo o relatório do PNUMA chamado Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza, o Brasil tem tido uma posição de destaque na construção de uma economia que inclui a reciclagem, a energia renovável e a geração de empregos verdes.

·      A indústria de reciclagem do Brasil gera um retorno de dois bilhões de dólares, ao passo que reduz as emissões de gases de efeito estufa em dez milhões de toneladas.

Só no Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem, em todas as suas formas, já emprega doze milhões de pessoas.

O Brasil é também líder na produção sustentável de etanol como combustível de veículos e está se expandindo em outras formas de energia renovável como a eólica e solar.

·      Recentemente, a construção de 500.000 novas casas com instalações de paineis solares no Brasil gerou 300 mil novos empregos.*

Mesmo que as empresas e a sociedade estejam encorporando a sustentabilidade na sua vida de uma forma, ao meu ver, truncada, perceber um crescimento significativo dos índices de sustentabilidade brasileiros é muito positivo. Espero que os conceitos de sustentabilidade continuem sendo divulgados e, cada vez mais entendidos e trazidos para o dia a dia. Porque muito mais do que evitar o aquecimento global (que já virou piada entre nós), as práticas sustentáveis trazem transformações efetivas na vida das pessoas, seja no âmbito social, econômico ou ambiental, daí a importância que o conceito seja entendido de uma forma macro.



Não tenho certeza se o Rio de Janeiro está preparado para receber o evento da Rio+20 em junho. Porém, com essa mostra do crescimento da consciência brasileira sobre sustentabilidade, trazida para a prática, fico um pouco mais tranquila. O fato do Rio de Janeiro também ter sido a cidade escolhida para sede oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente, também em junho, me traz a esperança de que os nossos governantes parem de vender os terrenos de proteção ambiental para empreendimentos imobiliários. (Será que pirei?) É um pequeníssimo avanço, mas deve ser considerado como um apelo para que mais empresas e pessoas adotem prátcas sustentáveis e que possamos buscar melhores resultados ainda.


As eleições estão chegando e é uma bela oportunidade de vermos se acontece alguma transformação nas propostas dos candidatos. Vamos acompanhar!


Saiba mais sobre a escolha da asede do Dia Mundial do Meio Ambiente e sobre os avanços da sustentabilidade no Brasil, neste link.


*23/12/2012 - http://www.pnuma.org.br/comunicados_detalhar.php?id_comunicados=184

Nenhum comentário: