sexta-feira, março 30, 2012

Aniversário de 40 anos da perda de valores intelectuais e culturais no Brasil

Amanhã é o aniversário do golpe militar de 1964 que instaurou a ditadura no Brasil por mais de 20 anos. Foi um golpe na madrugada que apagou muitas luzes no nosso país e ergueu um muro invisível que está aí até hoje. Um muro que impede a educação de realmente ensinar e fazer pensar, que sobrevoa a cultura e a mídia com suas diversas censuras...

Recentemente vimos a Presidenta do Brasil outorgar a lei que proíbe o segredo de arquivos militares para desvendarmos alguns acidentes, sumiços e assassinatos durante a ditadura. Outro ponto especial é que o Brasil, hoje, tem uma presidenta que lutou, junto com vááááááááários outros companheiros e companheiras, contra a ditadura para tentar livrar o país da construção de um muro militar cheio de valores sórdidos e fantasmas podadores de sonhos, imaginação e criatividade. Infelizmente, quase tudo o que a ditadura nos trouxe, permanece no país até hoje, mas de forma camuflada.

Fico feliz em perceber que o muro está com bastantes buracos, e triste em perceber que os tijolos estruturais ainda permanecem intactos. E talvez seja por isso que os militares ainda comemoram esse aniversário... Mas até quando vamos ter que aturar notícias sobre os festejos militares em clubes como o Clube Militar do Rio de Janeiro, e ainda um ranso de medo (ou, será, horror?) a uma "ameaça" comunista? Aqui faz bem lembrar uma das principais diretrizes do filósofo grego Heráclito de Éfeso sobre a permanente transformação do mundo: Ninguém pode passar pelo mesmo rio duas vezes. 

Vamos andar para frente, meu povo! Vamos ser um pouquinho mais Roger Waters e destruir esse muro que nos prende e repreende! Chega de mesmice (principalmente da militar). Que tal botar o mundo pra andar e protestar a favor da liberdade de expressão, dos sonhos, da criatividade e do pensar?

Nenhum comentário: