quinta-feira, março 22, 2012

Rio em obras perigosas!

A cidade maravilhosa está em obras! E o mais incrível, há tapumes espalhados por todos os lados, em cada bairro, ruas, promovendo uma nova modalidade de rua, em zigue-zague! Moradores do Flamengo, que passaram pela Senador Vergueiro nos últimos meses, devem saber do que eu estou falando. 

O entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Barra, Zona Portuária, Centro da Cidade, enfim, em todo lugar é possível dar de cara com um tapume da prefeitura no meio ou nos cantos da rua. O pior é que grande parte dessas obras é para raspagem superficial do asfalto da rua para reposição de uma nova camada de asfalto... Sem muito cuidado, os coordenadores dessas obras deixam as ruas desniveladas e não dão a menor para o usuário dessas vias, seja ele carro ou bicicleta. 

E mais, como alguém planeja todas as obras acontecendo ao mesmo tempo na cidade, truncando ainda mais o trânsito que já era caótico? Pois é, aí a gente realiza que não tem (ou parece não ter) um planejamento de obras estruturais para a cidade, seja ela de qual secretária for a responsabilidade. Como pode uma cidade que se habilita para receber eventos mundiais não ter um planejamento de gestão de obras eficaz?

É péssimo ter ainda a sabedoria para observar que essas obras caóticas estão acontecendo, mais uma vez, na sua maioria, porque as épocas de eleição estão aí e tem gente querendo se reeleger. Depois, para a maioria da população brasileira, quando chegar a hora da eleição propriamente, o que vai contar é aquele candidato que fez... se fez obras boas ou causou o caos, acho que isso não vai contar muito. Afinal, o ciclo de período pré-eleitora é o mesmo há décadas e as obras superficiais nesse período tem dado certo...

E agora José?

*Vale a pena ler o quadrinho da Mafalda que ilustra esse post. É só clicar!!


Nenhum comentário: