quinta-feira, março 22, 2012

Por um consumo consciente da água no planeta


No Dia Mundial da água, vale lembrar que somos compostos de água em uma boa parte do corpo humano.   Sua quantidade no corpo varia de acordo com a faixa etária e o gênero, mas a água nunca deixa de ser fundamental para o bom funcionamento do corpo. 

O corpo humano é composto de água, entre 70 e 75%. Na média, a proporção de água no corpo humano é idêntica a proporção entre terras emersas e águas na superfície do planeta Terra. Entre 0 e 2 anos de idade a porcentagem é de 75 a 80 %; entre 2 e 5 anos cai para 70 a 75%; entre 5 e 10 anos fica entre 65 a 70%; entre 10 e 15 anos diminui para 63 a 65% e entre 15 e 20 anos atinge 60 a 63%. Aí vem um período de maior estabilidade, como na vida psíquica, mas sem muitas garantias: entre 20 e 40 anos esse teor de água no corpo humano fica entre 58 a 60%. Entre os 40 e os 60 anos, essa percentagem cai para 50 a 58%. Acima de 60 anos, o humano segue sua desidratação. Os órgãos com mais água são os pulmões (mesmo se vivem cheios de ar) e o fígado (86%). Paradoxalmente, eles têm mais água do que o próprio sangue (81%). O cérebro, os músculos e o coração são constituídos por 75% de água.

Menos da metade da água necessária ao corpo humano (47%) chega por meio de copos de sucos, cerveja, água mineral, água fresca da moringa etc. Uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%). O resto da água necessária à vida chega através dos alimentos (39%). Vegetais existem para ser bebidos e não comidos. Eles contém uma porcentagem enorme de água: alface (95%), tomate (94%), melancia (92%), couve-flor (92%), melão (90%), abacaxi (87%), goiaba (86%) e banana (74%).

As empresas são constituídas por pessoas que também tem água na composição dos seus corpos. Mas, ao longo do tempo, os sistemas das empresas e indústrias não privou pelo bom uso dessa matéria prima nos seus sistemas de produção, esquecendo da importância da água não só para os seus processos de produção, mas para as pessoas que fazem essas empresas e indústrias funcionarem. Um pensamento bem egoísta em prol do capitalismo, né? Mas quem falou que não dá para produzir mais, ganhar mais e gastar menos?

A otimização dos processos produtivos de uma forma geral, a adoção de materiais e ferramentas voltadas para um consumo inteligente de matérias primas pode aumentar o lucro com menos gastos de recursos naturais. Para o uso da água, essa inovação já vem sendo bem utilizada e testada na  Europa e está chegando devagar no Brasil. Hoje já temos bastantes (mas poucas em comparação com o todo) empresas engatinhando nesse sentido.

Aqui vou replicar as boas práticas empresariais para otimização do uso da água, trazidas numa matéria da Revista Sustentabilidade. Ainda há muito o que melhorar nos números trazidos pelos indicadores mencionados na matéria, mas há de ter um começo para o consumo consciente da água no planeta.

Abaixo os releases da Ford, L’Oréal, Electrolux, Praça Victor Civita e Sabesp, Brookfiel, Sest Senat e Santander.

L’Oréal: A L´Oréal Brasil comemora o Dia Mundial da Água (22/03) com índices de redução exemplares em suas duas fábricas no país, que diminuíram o consumo de água em 33% entre 2005 e 2012. A geração de resíduos por produto acabado teve diminuição de 50%, o consumo de energia foi reduzido em 42%, e as emissões de CO2 alcançaram 60% de redução no mesmo período.
As medidas empregadas nas fábricas do Rio de Janeiro e de São Paulo proporcionaram economia de 41.134 metros cúbicos de água, o suficiente para abastecer uma cidade de 275 mil habitantes por um dia, e os 1.609.588 quilowatts/hora (KW/h) não utilizados equivalem ao consumo de energia elétrica de um milhão de pessoas por 24 horas. As 3.544 toneladas de CO2 não emitidas na atmosfera correspondem a 66 voltas de um caminhão ao redor da Terra, e a economia na geração de resíduos, por sua vez, representa o equivalente ao lixo produzido por uma cidade com dois milhões de habitantes durante um dia inteiro.
Ações de rotina com foco sustentável fazem parte dos projetos do Grupo L’Oréal. Preocupada em ser uma empresa exemplar, a líder mundial em cosméticos, implanta em suas unidades fabris iniciativas que visam alcançar a meta global estabelecida pelo Grupo de reduzir em 50% as emissões de CO2 e o consumo de água e dos resíduos por produto acabado, entre 2005 e 2015.
Alinhadas com os objetivos do Grupo, as fábricas da filial brasileira, localizadas no Rio e em São Paulo, contam com estações de tratamento de efluentes 100% biológicas e parte da água é ainda reutilizada internamente. Na fábrica do Rio, a água tratada é usada para lavagem de pisos, peças e reatores. Com tecnologias avançadas de tratamento, a L´Oréal Brasil busca garantir qualidade superior ao efluente hoje já tratado para que possa usá-lo novamente no processo produtivo. A empresa desenvolve ainda projetos focados na reutilização dos efluentes líquidos e na captação, tratamento e utilização de água da chuva.
Brookfield: A Brookfield Incorporações acaba de criar uma ação inusitada para conscientizar os colaboradores em 11 canteiros de obras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás. No Dia Mundial da Água, que será comemorado na próxima quinta-feira (22/03), a empresa demonstrará o volume de água desperdiçado durante um dia inteiro de trabalho nos canteiros de obra. A incorporadora vai simular uma torneira mal fechada e medirá o quanto de água é perdido com essa prática. Os colaboradores terão que acertar o volume perdido e, quem chegar mais próximo do real ganhará uma série de brindes da empresa.
“Nosso objetivo com esta ação é promover a conscientização de uma forma lúdica e participativa”, afirma Adriana Pusch, diretora de marketing institucional  da Brookfield Incorporações. “É a forma que encontramos para mobilizar os colaboradores nos canteiros de obra para que aprendam a economizar esse recurso tão importantes para a nossa vida”, explica.
No canteiro do empreendimento Lumini em Alphaville (SP), por exemplo, a Brookfield Incorporações já criou uma série de ações de sustentabilidade, visando a diminuição da utilização de recursos naturais e de impacto ambiental. A companhia  instalou telhas translúcidas nas áreas de vivência visando à economia de energia elétrica, criou mecanismos de captação de água de chuva, realizou a ligação da cuba para lavagem das mãos com o mictório para que a água seja reutilizada, entre outras medidas.
Recentemente, no Rio de Janeiro, a empresa também construiu no canteiro de obra do empreendimento Brookfield Place, na Barra da Tijuca (RJ), o que chamou de “barracão ecológico”. O espaço possui bicicletário para os operários, utiliza lâmpadas fluorescentes  e possui placas de energia solar para o aquecimento da água de alguns chuveiros. No escritório, refeitório, almoxarifado, sanitários e vestiários, as telhas utilizadas nas dependências são de fibra vegetal que não retêm o calor. Além disso, possui telhas translúcidas que iluminam naturalmente o ambiente e diversas outras soluções para economia de recursos naturais.
Empreendimentos que participarão:
São Paulo (6)  - Doce Lar Hortolândia, Doce Lar Vila Abaeté e Horizon (Campinas), Lumina (Barueri), Páteo Bandeiras e Torre 4 (na capital).
Rio de Janeiro (2) – Doce Lar Conquista (Belford Roxo) e Brookfield Place (Rio de Janeiro);
Paraná (1) –  San Lorenzo  (Curitiba);
Goiânia (2) – Doce Lar Triunfo (Águas Lindas de Goiás) e no Jardins do Cerrado (Goiânia).
Ford: A Ford está divulgando no Dia Mundial da Água os resultados do seu programa de redução do consumo de água. O Brasil já está dentro da meta global estabelecida pela Ford para 2015, abaixo de 4 metros cúbicos por veículo produzido, e continua a trabalhar para reduzir ainda mais esse número.         
Várias ações contribuem para esse resultado, incluindo campanhas educativas para os empregados, como a que está sendo realizada agora dentro da comemoração do Dia Mundial da Água, e a adoção de tecnologias e processos mais eficientes.
Uma dessas iniciativas é a adoção da lavagem a seco dos carros da frota na fábrica de São Bernardo do Campo, que reduziu em 90% a água usada para esse fim. O processo utiliza um produto ecologicamente correto que contém cera e envolve a sujeira, aplicado com panos especiais que depois são reciclados.
“A economia de água é uma prioridade dentro do nosso gerenciamento ambiental e as metas agressivas de redução servem para manter nosso foco na conservação desse recurso essencial”, diz Edmir Mesz, supervisor de Qualidade Ambiental da Ford América do Sul.
A adoção de novas tecnologias é outra estratégia para reduzir o consumo de água. A fábrica de motores da Ford em Taubaté, por exemplo, já utiliza em etapas da produção a chamada usinagem a seco, tecnologia que lubrifica as ferramentas de corte com uma quantidade mínima de fluido refrigerante e água. Esse processo economiza centenas de litros de água e óleo por ano, eliminando ao mesmo tempo a necessidade de tratamento e descarte desses fluidos.
A fábrica da Ford em Taubaté mantém também um lago abastecido por efluentes sanitários tratados e coleta de água da chuva, usado como habitat para peixes e aves selvagens, certificado pelo World Wildlife Fund.
A fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, é um modelo de inovação para a economia de água. Seu sistema ecológico de tratamento de efluentes sanitários, conhecido como wetlands, utiliza plantas aquáticas e a ação de bactérias para o tratamento da água reutilizada na irrigação dos jardins.
Meta global
A Ford estabeleceu uma meta agressiva de redução no consumo global de água, de 30% por veículo produzido até 2015, tendo como base o volume gasto em 2009. O objetivo é buscar a melhoria contínua não só na eficiência dos veículos, mas também nos processos de manufatura.
De 2000 a 2010, a Ford diminuiu o seu consumo de água em 62%, o equivalente a mais de 39 bilhões de litros. Em 2000, a Ford usava em média 9,5 metros cúbicos para produzir um veículo. Com as novas metas de redução, esse volume deve cair para menos de 4 metros cúbicos em 2015.
Com o lançamento da sua Iniciativa Global de Gerenciamento da Água, em 2000, a Ford aprimorou seus sistemas de medição do consumo em todas as fábricas. Seus engenheiros desenvolveram softwares para prever o consumo e medir a quantidade de água usada em cada fábrica, gerando um relatório mensal que ajuda a identificar oportunidades de melhoria.

A Ford foi a primeira empresa automobilística a aderir, em 2000, ao projeto de divulgação de dados ambientais “Carbon Disclosure Project (CDP)/ Water Disclosure”.      Esse projeto serve como um escritório central onde a Ford e outras empresas participantes divulgam o seu consumo e ações de gerenciamento de água para a cadeia de fornecedores e o mercado.

“As questões ambientais são cada vez mais importantes para nossos parceiros de negócios, clientes, investidores e fornecedores. A conservação da água faz parte da estratégia global de sustentabilidade da Ford. Divulgando os nossos progressos, apoiamos a transformação social positiva e reduzimos o impacto ambiental de nossas fábricas”, completa Edmir Mesz.

Electrolux: Para conquistar uma economia representativa de água, a indústria e a sociedade precisam trabalhar juntas na redução do uso deste insumo, a primeira, nos processos produtivos e a segunda, nas suas atividades diárias. Amanhã, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, data que destaca discussões entre as empresas e a sociedade sobre práticas de reaproveitamento e redução do consumo deste bem natural.  A Electrolux investe constantemente em práticas internas de sustentabilidade com o objetivo de conscientizar seus funcionários, como também aplica este conceito em muitos dos produtos que fabrica.

Desde 2002, a Electrolux do Brasil tem o projeto “Reuso de Água no Processo Produtivo”, direcionado para o público interno. As ações da empresa para a conscientização dos funcionários envolvem o uso consciente da água dentro do processo fabril. Com essa iniciativa, a Electrolux conquistou a primeira colocação no 6° Prêmio de Conservação e Reuso da Água, concedido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no ano passado.
Outro exemplo de sustentabilidade na companhia foi a adoção da nanotecnologia para o tratamento e a pré-pintura de chapas metálicas, utilizadas na produção de produtos de linha branca. A solução tornou o processo das plantas brasileiras mais eco-eficiente, com a redução de duas etapas na linha de produção, de 8 para 6, e diminuição de 70% na utilização de água. Esta solução permite também a economia de energia, pois diferentemente do tratamento de chapas metálicas tradicional, que opera com temperaturas de 60 °C a 65 °C, o processo é feito em temperatura ambiente.
Globalmente, a companhia segue as premissas do Programa Green Spirit – Conceito de Desenvolvimento Sustentável mundial – com o objetivo de reunir ações para diminuir os impactos ambientais e, principalmente, sistematizar a troca de informações para melhoria de desempenho de suas unidades, envolvendo os funcionários e os processos de produção. O Programa Green Spirit tem como pilares: economizar energia, poupar água, reduzir a emissão de CO2 e diminuir o uso de substâncias químicas que agridam o meio ambiente. A meta para 2014 é diminuir o consumo de água nas suas fábricas, escritórios e armazéns em 20% em relação ao ano de 2010.
O Programa Green Spirit engloba o Programa Green Range cuja premissa é desenvolver produtos que proporcionem alta eficiência energética e economia de água, além de ajudar o consumidor a contribuir para o meio ambiente. Toda a linha de lavadoras e a maioria dos refrigeradores têm o selo Procel A de economia de energia e toda a linha de fogões tem o selo Compet A em eficiência de consumo de gás.
Lançamentos Electrolux com consumo consciente

Seguindo esta filosofia, a Electrolux acaba de lançar ao mercado a lava e seca Electrolux Top Load Intelligent Sensor 12kg com sensores de nível que detectam a quantidade de água necessária para a carga de roupas colocada no cesto. O produto também acompanha o sistema Eco Enxágue, que economiza até 40% da água do enxágue.

AElectrolux também possui a lavadora Turbo Compacta com o sistema Eco Lavagem, que poupa até 50% de água quando comparado ao enxágue tradicional. Além de reaproveitar água por meio de dois programas de lavagem, também proporciona maior praticidade, pois o consumidor não precisa ficar esperando a hora da saída da água.

Santander: Estamos diante de grandes desafios para conservação da água, um ativo importante que precisa ser utilizado da maneira adequada. Para contribuir com a reflexão sobre o tema, valorizar bons exemplos e oferecer informações sobre a importância de como a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia, o Santander disponibiliza uma apresentação e um vídeo por meio do link http://sustentabilidade.santander.com.br/cursos/m/Paginas/Apresentacoes.aspx . O banco aponta formas práticas para aplicação de soluções, mostra o que o tem feito a respeito e indica caminhos para aprofundar no assunto (Dia Mundial da Água 22/03/2012).

Praça Victor Civita e a SABESP:  vão celebrar o Dia Mundial da Água (22.03) com um programa especial para crianças e adolescentes. Trata-se do espetáculo de teatro Planeta Água – Nosso Mundo Sustentável, peça que aborda diversas questões do meio ambiente, preparando e ensinando os estudantes a preservar a natureza. Estão previstas seis apresentações. Dias 22 e 23 (quinta e sexta), em dois turnos: às 10h30 e 15h. Já no fim de semana, 24 e 25, às 16h.

O Planeta Água – Nosso Mundo Sustentável é um espetáculo de teatro itinerante que já beneficiou mais de 250 mil crianças, percorrendo aproximadamente 300 cidades do Brasil, desde 2003. Com duração cerca de uma hora, o espetáculo é dirigido a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. A idéia é educar e levar a diversão, incentivando a nova geração a preservar o meio-ambiente.

O projeto ensina de forma lúdica como os participantes devem agir nas questões globais, interagindo diretamente com o público através da peça teatral, da trilha sonora original e da oficina de arte. O objetivo é fomentar, descentralizar e democratizar a cultura possibilitando o acesso à arte a um maior número de pessoas possíveis, além de cumprir o compromisso com a sociedade em torno de uma nova consciência e responsabilidade sustentável.

SERVIÇO
O quê: Espetáculo Planeta Água – Nosso Mundo Sustentável
Quando: Dias 22 (Dia Mundial da Água) e 23 de março, apresentações às 10h30 e 15h; dias 24 e 25, apresentação às 16h.
Onde: Praça Victor Civita (Rua Sumidouro, 580, Pinheiros)
Quanto: entrada franca
Classificação: livre
Informações: www.pracavictorcivita.org.br  @pracavc   fb.com/pracavictorcivita
Não é necessário retirar ingressos com antecedência. A arquibancada coberta da Praça tem espaço para 300 pessoas sentadas.

Sest Senat: Unidades do Sest Senat, em todo o país, realizam, entre 18 e 25 de março, uma série de atividades em lembrança ao Dia Mundial da Água, comemorado anualmente no dia 22 de março. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água foi idealizado para que ocorram debates e reflexões, por todo o mundo, a respeito do uso sustentável, da preservação e reutilização desse fundamental recurso natural.

Preocupado com o consumo desmedido e a possível escassez de água em regiões do planeta, o senador Clésio Andrade, presidente da CNT e do Sest Senat, determinou a abertura da entidade para estimular a reflexão sobre o assunto, “precisamos refletir sobre a dificuldade de acesso à água, sobre o desperdício e a contaminação por poluentes que inviabilizam a reutilização do líquido mais importante do nosso planeta”, disse o senador.

Durante a semana comemorativa do Dia Internacional da Água, as Unidades do Sest Senat estarão promovendo palestras sobre o tema, apresentações musicais, caminhadas em parques e praças, gincanas, distribuição de brindes e atendimento de saúde. As atividades são destinadas aos trabalhadores em transporte, seus familiares e toda a comunidade. 

Fonte: http://revistasustentabilidade.com.br/em-comemoracao-ao-dia-mundial-da-agua/

Um comentário:

marcio dupont disse...

Convido vocês ao meu blog de design sustentável.