quinta-feira, março 22, 2012

Desvendando o mundo digital e inovando na estratégia

Desvendar o mundo digital pode parecer uma tarefa complicada para os comunicadores mais tradicionais. No entanto, Carlos Nepomuceno esclarece, no artigo abaixo, que o mercado não mudou, apenas se ampliou. É necessário entender o funcionamento e a lógica dessa nova parte do mercado para saber agir dentro dele. Vale a leitura!!!

O digital é o mosquito; a desintermediação, a dengue - Por Carlos Nepomuceno


A grande batalha inicial que tem ficado cada vez mais clara nessa minha jornada de estudar, apoiar projetos e capacitar novos perfis profissionais tem sido a de tirar o foco da causa e mirar principalmente nas consequências.
Explico.
Há um vício do mercado, que acha que estamos entrando em um mundo novo. E este mundo é o digital. Porém, o digital é a porta para o mundo novo que cria outra dinâmica de troca humana. Precisamos entender e lidar com o mundo que fica  DEPOIS do portão digital.
Na verdade, essa tecnologia nova, está mudando a forma das pessoasestarem no mundo, juntando gente e, por causa disso, podendo criar um mundo novo, nessa ordem.
Ontem, me veio essa frase do título:
Avisa: o digital é o mosquito; a desintermediação, a dengue;
Estamos olhando para a causa e ficando na causa, sem conseguir ver a dor no corpo, a febre e todas as reações que o mosquito digital começa a trazer e ainda muito trará para a sociedade.
Ao pensar em formar alunos para realizar a tarefa do curso do IGEC: “Estratégia em Marketing Digital“, na verdade, estamos dando uma ênfase ao digital, como se ele fosse um lugar ou um campo de estudo.
Não é.
O nome do curso é aquele que o mercado entende, mas meu esforço e de outros professores, assim como da coordenação é tentar passar que estamos falando de:
“Estratégia de Marketing em um mundo mais desintermediado por tecnologias digitais em redes”.
O digital é apenas um mosquito que nos picou. É esse profissional com essa visão mais ampla que o mercado necessita.
É preciso, assim,  entender que a tecnologia é indutora de cultura e não a própria cultura! E a nova cultura não é a digital é de um mundo mais desintermediado do que era antes. E é isso que está mudando – uma relação mais madura e desintermediada das pessoas com as organizações! E é para lá que as organizações devem migrar, com ajuda de profissionais que entendam essa mudança e estejam capacitados para ajudá-las a lidar com ela.
São estas as reflexões do primeiro encontro com a Dig10. E você o que diz? Vai ficar aí passivo? 
Fonte: Nepôsts - http://nepo.com.br/2012/03/22/o-digital-e-o-mosquito-a-desintermediacao-a-dengue/
*Consulte o link acima para versões mais atualizadas desse artigo.



Nenhum comentário: