sexta-feira, março 16, 2012

Um olhar sobre a Tempestade solar - produção massiva de energia!

Quem ficou sabendo sobre a tempestade solar que passou pela Terra essa semana?
Fomos agraciados por uma tempestade magnética especial e não vi muitas explicações sobre o que aconteceu de fato. Mas achei muito onteressante a idéia de uma tempestade solar.
Quem me contou foi um taxista que também estava surpreso com essa notícia. A sua preocupação era por conta dos efeitos que seu GPS sofreria. Pois uma tempestade solar pode afetar as transmissões via satélite. Além de fotos lindas, pesquisei esse fato na internet e segue aqui uma explicação do fenômeno da tempestade solar.

As tempestades geomagnéticas e de radiação são cada vez mais frequentes à medida que o Sol evolui de seu período de mínima a máxima atividade nos próximos anos, mas as pessoas geralmente são protegidas pelo campo magnético da Terra. Outras tempestades magnéticas foram observadas nas últimas décadas. Uma explosão solar enorme, em 1972, paralisou as linhas telefônicas do Estado americano de Illinois.

Uma forte tempestade solar, que parecia se dissipar, atingiu a Terra em cheio na noite de quinta-feira, tornando-se o evento geomagnético mais importante desde 2004, disseram nesta sexta-feira especialistas americanos, que esperam mais atividade para este fim de semana.
A descarga de radiação solar causou poucos transtornos na rede elétrica, mas obrigou as companhias aéreas a desviar rotas em torno dos pólos e gerou imagens impressionantes de aurora boreal em algumas partes do mundo.

O fenômeno começou na noite de terça-feira com uma série de explosões no Sol, que lançaram partículas carregadas em grande velocidade para a Terra, mas a tempestade parecia se dissipar na quinta-feira, sem provocar os cortes de energia ou os problemas com os sistemas de navegação por satélite GPS, como se esperava. Leia mais

Há quem diga que este fenômeno da tempestade solar é uma produção tão grande de energia que propicia a abertura de uma passagem magnética para o trânsito de naves espaciais pela galáxia. Acho possível, pois uma vez que tudo é energia, por que não seria possível abrir um caminho imerso em tanta produção de energia para o trânsito pela galáxia? Saiba mais sobre isso no vídeo a seguir:

Nenhum comentário: